8 dicas de Harmonização com Cervejas que você precisa saber

978
0
Share:
harmonizacao com cerveja

Quem nunca tomou aquela cervejinha com um petisco favorito? Gosto é gosto, e se combina ou não, no fundo sempre há aquela dúvida.

Cerveja com amendoim, cerveja com fritura, cerveja com hambúrguer, mas e aí, combina ou não combina? Nesse post você vai entender o be-a-bá das harmonizações com cerveja e entender se aquilo que você estava harmonizando realmente combina!

Veja agora as regrinhas básicas sobre harmonização que você precisa saber:

A verdade sobre a Harmonização: 

1. Harmonização é a harmonia entre o alimento e a cerveja de forma que o sabor oferecido pela cerveja e pelo alimento consumido ao mesmo tempo seja melhor de que consumidos individualmente, formando um terceiro sabor.

terceiro-sabor-da-harmonização

Atente-se às características:

 2. As melhores combinações são feitas quando você se atenta às características de cada cerveja e do prato escolhido, junto ao efeito que um tem sobre o outro.

Por exemplo, você já ouviu falar que, para cortar o ardor de uma comida apimentada deve-se comer um pão? Sim, é verdade! Essa dica também vale para o “pão líquido”, mais conhecido como a nossa cerveja! Cervejas bem maltadas são ótimas para reduzir a sensação da pimenta, já os lúpulos de uma IPA potencializam o ardor das comidas apimentadas.

harmonizacao com cerveja e comida apimentada 

Harmonização por equilíbrio:

3. Harmonização por equilíbrio é quando você combina o alimento e a cerveja de modo que os dois tenham intensidades iguais, assim um sabor não vai sobrepor o outro. Ex: Cervejas leves com comidas leves ou cervejas intensas com comidas intensas.

harmonizacao com cerveja leve e comida leve

Harmonização por Semelhança:

 4. Harmonização por semelhança é quando você junta elementos presentes no alimento e na cerveja ao mesmo tempo. Ex: Notas de cacau intensas em um brownie com notas de cacau intensas em uma Russian Imperial Stout. (Sim, cerveja com sobremesa combina MUITO bem)

russian imperial stout com brownie

Harmonização por Contraste:

 5. Harmonização por contraste é quando um elemento presente na cerveja vai contrastar ou amenizar outro elemento no alimento e vice-versa. Álcool, carbonatação e acidez na cerveja contrastam com a gordura do alimento.  Acidez e amargor da tosta do malte contrastam com o dulçor do alimento.

harmonizaçao por contraste carbonatacao e gordura

Um Elo que Faça Sentido:

6. Ainda em harmonização por contraste, para sobremesas deve-se atentar a um elemento que faça elo entre os dois elementos contrastantes. Por exemplo: uma torta de chocolate branco + cerveja ácida com fruta (fruit lambic). O vínculo entre a doçura do chocolate com a acidez da cerveja é a fruta (que pode ser ácida e doce ao mesmo tempo além de combinar com os dois elementos!).

torta de chocolate branco

Harmonização por complementação:

 7. Harmonização por complementação é quando você, formando um terceiro sabor com os dois elementos na boca, percebe que juntos formam um elemento só!

É como se a cerveja estivesse dentro do prato ou o alimento dentro da cerveja. Por exemplo: já experimentou uma cerveja do estilo Porter com brigadeiro branco? Juntos formam um terceiro sabor lembrando um cappuccino.

Ou então, experimente um bombom bem macio com uma cerveja do estilo Belgian Dark Strong Ale, você vai ver que juntos formam um bombom licoroso podendo até lembrar uma trufa. Viu só? Unindo dois sabores você acaba criando um terceiro sabor pela harmonização complementar!

E acredite, essa sensação de um terceiro sabor você jamais teria provado se os elementos estivessem separados!

harmonizacao bombom com cerveja 

Efeito Crucial: O Tipo de Preparo

8. Uma harmonização depende muito do preparo, então preste muita atenção em como é feito o alimento pois a harmonização pode mudar por completa! Frango é uma comida leve e cai bem com cervejas mais leves, mas quando ele vai ao forno acaba adquirindo uma casquinha “caramelizada” que sobrepõe o sabor de uma cerveja leve.

O melhor jeito de harmonizar os elementos que adquirem essa casquinha caramelizada de grelha ou forno é harmonizar com cervejas que também tenham essas notas caramelizadas, como  uma Vienna Lager, por exemplo!

harmonizacao frango com cerveja

 

Voilá! Agora você já sabe sobre harmonização!

Conte para nós sobre suas harmonizações no insta @empdacerveja!

Não esqueça de deixar suas fotos abertas para que a gente consiga ver!

Cheers!

 

Share:

Leave a reply