Harmonização de Chocolate com Cerveja

829
0
Share:
chocolate

Muita gente acha que cerveja não combina com chocolate. É aí que elas se enganam, cervejas combinam com chocolate sim (e muito bem!).

 O segredo de uma boa harmonização é sempre prezar pelo equilíbrio de forças do chocoalate e da cerveja, e claro, explorar o máximo dos dois sabores para que juntos formem um terceiro sabor.

 “Dica: Para formar um terceiro sabor, é necessário degustar a cerveja e o chocolate ao mesmo tempo. Pode soar estranho de primeira, mas tente fazer isso uma só vez e você vai se surpreender!”

Antes de irmos direto para as sugestões, é importante entender como funciona essa mágica de combinações veja  8 dicas de harmonizações que você precisa saber.

Agora que já sabemos as regras básicas de uma boa harmonização, confira abaixo as cervejas que combinam com chocolate e aproveite para pegar as dicas de harmonização para os seus ovos de páscoa 🙂

 Cervejas que combinam com CHOCOLATE AO LEITE

chocolate ao leite

O chocolate ao leite é o chocolate mais doce que o chocolate meio amargo e o chocolate amargo, pois contém mais açúcar que eles e menos cacau.

As notas de cacau do chocolate ao leite junto com seu sabor mais adocicado que os demais chocolates, harmonizam por semelhança com cervejas que possuem malte tostado e dulçor residual.

 

harmonizacao chocolate com dubbel

Chocolate ao leite, por conter menos cacau é um chocolate mais gorduroso do que aqueles que apresentam mais cacau, por isso, cervejas mais alcoólicas também harmonizam por contraste cortando sua gordura.

harmonizacao chocolate com doppelbock

” Dica: Você pode formar um terceiro sabor degustando chocolate ao leite com cervejas que possuem as características descritas acima com um pouco mais de complexidade, como por exemplo: cervejas com notas de nozes e frutas passas. Elas vão harmonizar por complementação, dando a impressão de degustar um chocolate com frutas passas e nozes.”

chocolates que harmonizam com cerveja

Veja aqui um outro exemplo de complementação que você pode testar com seu chocolate:

harmonizacao chocolate com belgian dark strong ale

 

Cervejas que combinam com CHOCOLATE MEIO AMARGO

chocolate meio amargo

Chocolate meio amargo ainda tem um pouco de dulçor residual com notas de cacau mais presentes que o chocolate ao leite, por isso deve harmonizar com cervejas que tenham malte tostado e que também podem apresentar dulçor residual.

harmonizacao chocolate com sweet stout

O chocolate meio amargo é o meio termo entre o chocolate ao leite e o chocolate amargo, pois não é tão gorduroso (e nem tão doce) quanto o ao leite, então não precisa de uma cerveja com alto teor alcoólico para cortar a gordura e nem de amargor forte de tosta do malte ou de uma cerveja com forte acidez para contrastar com a doçura.

harmonizacao chocolate com session stout

Ele também não possui notas de cacau tão intensas quanto o chocolate amargo, então não precisa de cervejas com notas de cacau intensas com amargor acentuado.

Bons exemplos para harmonizar com chocolate meio amargo são cervejas com malte tostado, mais leves e menos intensas.

chocolates que harmonizam com cerveja malzbier

“Dica: Deguste o chocolate derretido junto com a cerveja na temperatura entre 8-12 graus.  Pois só quando o chocolate está derretido é que ele mostra toda a sua potência de sabor e aroma e, a cerveja em uma temperatura entre 8-12 graus, não vai mudar o estado derretido do chocolate dentro da boca.”

harmonizacao chocolate com shwarzbier

Cervejas que combinam com CHOCOLATE AMARGO

chocolate amargo

Chocolate amargo tem notas muito intensas de cacau, pouco dulçor e pouca gordura. Como é um chocolate muito intenso, pede cervejas complexas e intensas para um sabor não sobrepor o outro. (Isso também vale para chocolates acima de 50% de cacau).

chocolates que harmonizam doppelbock - chocolate amargo

 

Outro bom exemplo, são cervejas complexas que possuem um ingrediente especial em sua fórmula para complementar a harmonização:

chocolates que harmonizam com cerveja imperial stout

“Dica: Quando você degusta ao mesmo tempo um chocolate amargo e uma cerveja bem alcoólica repare no terceiro sabor que se forma: Licor de chocolate!”

chocolates que harmonizam com cerveja russian imperial stout

Um toque de café, também ajuda a complementar o terceiro sabor:

chocolates que harmonizam robust porter

Cervejas que combinam com CHOCOLATE COM NOZES E FRUTAS SECAS

harmonizacao bombom com cerveja

Esse tipo de chocolate gera uma explosão de sabores e texturas na boca por conter diversos tipos de ingredientes, para entender sua harmonização, vamos por parte:

1.Nozes contém gordura, então pode pedir uma cerveja com teor alcoólico mais alto para contrastar com a untuosidade. Nozes combina com sabor de amêndoas, muito encontrado em cervejas inglesas, ou com malte tostado para harmonizar por semelhança.

2.Frutas Secas contém notas de frutas passas, muito encontradas em diversos tipos de cervejas para harmonizar por semelhança.

3.O chocolate, como vocês podem ver com mais detalhes acima, cada tipo tem sua propriedade. Se for chocolate ao leite, ele é mais gorduroso e tem alto dulçor residual, então pode pedir cervejas com teor alcoólico mais alto e mais adocicadas para não sobrepor os sabores. Chocolate meio amargo, é o meio termo dos chocolates, cervejas escuras e leves vão harmonizar por semelhança e chocolate amargo é o mais intenso de todos, opte por cervejas mais intensas e complexas para harmonizar por semelhança e complementação.

chocolates que harmonizam com cerveja belgian dark strong ale wals

 

chocolates que harmonizam com bourbon county

Cervejas que combinam com CHOCOLATE BRANCO

chocolate branco ok

Chocolate branco não tem notas de cacau porque….Não tem cacau, só manteiga de cacau! Ficou surpreso?

Muitos estudiosos nem gostam de chamar chocolate branco de chocolate, pois ele só tem gordura: manteiga de cacau e açúcar! Mas convenhamos, ele é muito bom e é o tipo de chocolate queridinho de muita gente!

Agora que já entendemos a composição do chocolate branco, vamos entender como funciona a harmonização.

Como dito acima, ele é um chocolate muito gorduroso e adocicado, então pede uma cerveja ácida para cortar a gordura e o dulçor.

Esse tipo de chocolate, por ser neutro, é ideal para harmonizar por complementação, com as cervejas com notas frutadas!

chocolates que harmonizam com cerveja Farmhouse Ale

As fruit-lambics, são ideais para harmonizar com chocolate branco pois são ácidas e apresentam notas frutadas de cereja para harmonizar com complementação!

chocolates que harmonizam com cerveja lambic

E aí, gostou? Então segue a dica final:

“Para fazer uma boa harmonização, é necessário entender qual é o tipo de alimento que vamos degustar. A partir daí, você pode se sentir livre para inventar o terceiro sabor que quiser e se divertir com os amigos em momentos inesquecíveis! “

Conte para nós sobre sua experiência!

Cheers, Nhac e uma boa páscoa pra vocês!

 

 

Share:

Leave a reply