Receitas e harmonizações de panetone com cerveja e vinho

234
0
Share:

Tem como pensar em Natal, festas de fim de ano, e não se lembrar da iguaria mais querida? Sim isso mesmo: o panetone,  uma das sobremesas mais icônicas desta época!  No natal, a harmonização mais comum nos jantares é o vinho, mas aqui você vai ver que dá para harmonizar com cerveja também!

A receita tradicional, feita pelo jovem padeiro Toni para impressionar o sogro (segundo a lenda), leva frutas cristalizadas e uvas-passas. O resultado é uma massa macia, molhadinha, com alternadas mordidas suculentas e docinhas. Com o tempo, inventaram o popular chocotone, com gotas de chocolate e, a cada ano, novas combinações surgem. Ou seja, são inúmeras as harmonizações!

Confira aqui uma harmonização que preparamos com vinho de sobremesa e uma com cerveja escura!

PANETONE COM FRUTAS CRISTALIZADAS – CERVEJAS FRUTADAS

Os panetones tradicionais são os mais leves de todos. Sua doçura é suave, então, não é preciso uma bebida tão doce para equilibrar. As frutas, porém, vão muito bem se harmonizadas por semelhança. Procure cervejas saison, que geralmente levam adição de frutas, como a nova Birra del Borgo Duchessa, com toques de laranja e uma espuma cremosa.

PANETONE COM CASTANHAS – CERVEJAS AMENDOADAS, PORTERS OU VINHOS DOCES E ESPUMANTES

Os panetones que levam castanhas, como nozes e amêndoas, costumam acompanhar outras frutas ou doces na receita (por isso são tão versáteis). O famoso panetone de cupuaçu com castanhas-do-pará, por exemplo, pede uma doçura que encontramos naturalmente nos vinhos de sobremesa de colheita tardia (como o Carta Vieja Late Harvest) ou nas cervejas escuras porter, que trazem aromas de chocolate, cacau e café torrado. Um belo exemplo é a brasileiríssima Colorado Demoiselle.

Outra opção é harmonizar por contraste, colocando a acidez de um Champagne ou outros vinhos espumantes, se for optar por cerveja escolha a Wals Brut para cortar a doçura ou uma cerveja bem maltada e mais alcoólica (como a Wals 42), que vai potencializar corpo e frutas em busca de um terceiro sabor.

No Empório, você encontra todos os kits desta combinação: www.emporio.com/winefor/espumante-panetone.

PANETONE COM CEREJAS – VINHOS TINTOS COM POUCOS TANINOS

pessoa segurando um panetone de cereja

Cada vez mais, os panetones de cereja estão ganhando mesas e corações. Por terem esse aspecto azedinho e levemente licoroso, são perfeitos com vinhos tintos mais leves. Fuja dos taninos, pois a combinação de sabores pode “metalizar” na boca. Procure a uva Pinot Noir (como o Rucahue Pinot Noir), leve e frutada, os italianos Valpolicellas ou um Beaujolais.

CHOCOTONE – CERVEJA PORTER OU VINHO DO PORTO

chocotone cortadinho

Chocotones são os mais doces dos panetones, afinal, sua base é o chocolate. Escolha bebidas de doçura, no mínimo, igual. Vinho do porto é um clássico, principalmente os Rubys e Tawnys, que são mais doces e frutados. O Dow’s e o Croft são ótimas pedidas. Já na ala das cervejas, porters e stouts parecem ter sido feitas para a harmonização, como a Colorado Demoiselle ou a  Wals Petroleum.

RECEITAS PARA APROVEITAR SEU PANETONE

E não se limite a comer o panetone e harmonizá-lo! Tem mil e uma receitas que você pode fazer para dar um “upgrade” em seu panetone. Selecionamos as melhores:

Receita de Parfait de frutas vermelhas e creme patissière, por Carlos Ribeiro*

sobremesa parfait com bolachas de maisena atrás

Ingredientes

  • 1 panetone
  • 200 g de suspiros
  • 50 g de morangos
  • 50 g de cerejas
  • 50 g de amoras
  • 50 g mirtilos
  • Ramos de hortelã fresca
  • 1 fava de baunilha
  • 500 mL de leite
  • 6 gemas
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sobremesa de manteiga

Modo de Preparo

  1. Para fazer o creme patissière, abra a fava de bauniha, retire os grãos e raspe-a por dentro. Misture ao leite e leve ao fogo baixo numa panela de fundo espesso
  2. Enquanto isso, bata as gemas e o açúcar numa batedeira. Assim que a mistura estiver homogênea e esbranquiçada, adicione amido de milho. Misture bem
  3. Dilua, em seguida, a mistura do leite fervendo, batendo sempre
  4. Assim que tiver misturado tudo, volte a mistura na panela e leve-a ao fogo para ferver. Não deixe de misturar, e retire assim que engrossar. Para evitar que se forme uma crosta quando esfriar, unte a superfície do creme com manteiga
  5. Com o creme pronto, corte o panetone em discos redondos. Reserve. Em seguida, corte os morangos delicadamente em quatro partes
  6. Coloque a base do panetone e cubra com o creme patussuère. Feito isso, monte o recheio com as frutas e os suspiros. Ao final, cubra com a outra parte do panetone

*Carlos Ribeiro é chef do restaurante e escola de culinária Na Cozinha

 

Receita de Cheesecake de Panetone

cheese cake de panetone cortado

Ingredientes

  • 2 panetones fatiados em camadas de mais ou menos 2 cm
  • 3 potes de cream cheese
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 limão espremido
  • Casa de 1 limão raspada
  • 1 colher (sopa) de gelatina em pó incolor
  • 4 colheres (sopa) de geleia de morango
  • Frutas frescas a gosto

Modo de preparo

  1. Corte os discos de panetone em tiras e acomode-os no fundo de uma forma de 23 cm de diâmetro, untada com manteiga, de modo que o fundo fique totalmente coberto formando uma base
  2. Leve ao forno, preaquecido, a 200 °C durante 10 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e reserve.
  3. Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar até formar um creme. Misture o creme de leite, o suco, as raspas de limão e a gelatina, preparada de acordo com as instruções da embalagem.
  4. Coloque sobre o panetone e leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, espalhe a geleia por cima e cubra com as frutas cortadas em pedaços.

Receita de Farofa de Panetone

farofa de pé de moleque com panetone em um copinho com mousse de maracujá

ngredientes

  • 1 panetone
  • 1/2 xícara (chá) de pé de moleque crocante triturado

Modo de preparo

  1. Triture o panettone e misture com o pé de moleque. Fica ótimo para servir em mousses, tortas de chocolate e sorvetes.

 

Share:

Leave a reply