Por que a cerveja Deus é tão cara?

Se você gosta de cerveja artesanal, já deve ter se deparado com a cerveja Deus.
Muito conhecida como o “Drinque Espumante Divino” ou “Cerveja dos Céus” ela é diferenciada por ser fabricada pelo mesmo processo fino e delicado dos vinhos e espumantes além de muitas outras peculiaridades que só a DeuS possui.
Neste post, você vai ver o porquê vale investir tanto na cerveja DeuS:
O Processo De Fabricação Da Cerveja Deus
Para chegar à sua mesa, ela faz uma longa viagem…
Sua primeira fermentação é feita em tanques na Bélgica, depois é transportada para a França para fazer, a refermentação na garrafa dentro de caves com pouca luz e à baixas temperaturas.
Neste local, ela inicia o processo de champenoise (mesmo procedimento de vinhos e espumantes), onde sua garrafa permanece com o gargalo inclinado um pouco para baixo para o início da remuage (método que consiste em gira-la lentamente para que as leveduras se soltem da parede da garrafa e se depositem no gargalo devido ao ângulo de inclinação que aumenta gradativamente).
Em seguida a Cerveja DeuS passa pelo processo chamado dégorgement onde apenas o gargalo é congelado fazendo com que as leveduras se congelem também e assim, por meio da pressão, elas são expelidas.
Todo esse processo demora cerca de um ano. Pouquíssimas cervejas brasileiras são feitas assim sendo a Wals Brut uma delas. Apesar dela não ir para a França, ela descansa na em uma cave na Wäls com umidade, temperatura e iluminação controladas.
As Peculiaridades Únicas Da Cerveja Deus Brut Des Flanders
Sua cor é clara, brilhante e possui uma textura densa por ser encorpada.
Devido a refermentação na garrafa ela possui um perfil aromático muito enriquecido com notas exóticas de manjericão.
Seu sabor é levemente cítrico e pode lembrar o limão além de ter um gracioso adocicado para o malte.
A espuma é consistente e favorece a retenção do aroma. Ela é tão refrescante, que mesmo com 11,5% de álcool, você raramente consegue senti-lo.
As Matérias-Primas Da Cerveja Deus
As leveduras são especiais e selecionadas e a cevada é colhida apenas no verão.
A água utilizada é suave com um baixo teor de sal, bombeada a partir de uma profundidade de 100 metros evitando todo e qualquer microrganismo ou partículas presentes em águas de superfície.
Ela tem a característica de não pronunciar qualquer tipo de amargor pois o lúpulo selecionado para essa cerveja é de perfil aromático e de extrema qualidade.
A Fama Que A Cerveja Deus Conquistou
Como o site da Bosteels afirma, ela é tão famosa e diferenciada que alguns famosos e conhecidos no ramo cervejeiro se pronunciaram sobre ela, veja abaixo algumas frases dita por eles:
“Acho que eu nunca provei uma cerveja melhor!” – Fred Eckhardt: autor do Essentials of Beer Style e Sake.
“Outras grandes cervejas podem se aproximar, mas nenhuma corresponde à delicadeza de DeuS. “ – Michael Jackson: O “Beerhunter”, autor de livros numerosos sobre cervejas em todo o mundo
“É impressionante – eu nunca provei nada parecido.” – Garrett Oliver: especialista internacionalmente reconhecido em estilos tradicionais de cerveja
As Premiações Da Cerveja Deus Brut Des Flanders
A cerveja Deus é muito reconhecida não só na Bélgica mas em outros países também. Ela já recebeu 4 premiações sendo elas:
- Medalha de prata na World Beer Cupnos Estados Unidos em 2002
- Prêmio de “Beer of the Year” nos Estados Unidos em 2003 pela Malt Advocate Magazine
- Prêmio de “Best of New Beer” nos Estados Unidos em 2003 pela Celebrator Magazine
- Prêmio de “Biere d innovation de l annee “ na França em 2003 pela Biere Magasine
- Medalha de Prata na Brewing Industry International Awards em Londres em 2004
E aí, ficou com vontade de experimentar? Você consegue comprar a cerveja DeuS neste link.