A Cervejaria Bohemia

1700
0
Share:

A Cervejaria Bohemia é uma das mais tradicionais do Brasil, reconhecida como a mais importante fábrica de cerveja do Estado, ela exporta a bebida para todas as regiões do Brasil e utilizando ingredientes nacionais e importados da melhor qualidade no seu processo. Confira abaixo a história sobre a Cervejaria Bohemia e conheça os lançamentos e novidades por aqui:

produtos da cervejaria bohemia

1850 – Como a Cervejaria Bohemia Nasceu

Petrópolis era a primeira cidade planejada do Brasil, e foi fundada em 1843 pelo filho de Dom Pedro II, nas terras herdadas de seu pai.

Henrique Leiden, responsável por introduzir a indústria cervejeira no Brasil, chega à Petrópolis e funda a sua fábrica de cervejas.

Cerca de dez anos depois, a empresa passa às mãos de Henrique Kremer, que, com sua família, é o responsável por expandir a fábrica.

Mais tarde, seu neto, que já tinha adquirido grande conhecimento, assume o negócio e moderniza todo o processo da fábrica. 

1898 – O Rebatismo da Cervejaria Bohemia

A fábrica é rebatizada com o nome que permanece até hoje: Cervejaria Bohemia.

Nela são produzidas, então, as cervejas Viena, Quitandinha, Bohemia, Petrópolis, Bock Malte e Bola Preta, além de chope claro e escuro e os refrigerantes.

Alberto Duringer, um grande mestre cervejeiro, formado na Suíça, passa a fazer parte da equipe da Cervejaria Bohemia.

 produtos da bohemia

1922 – O Reconhecimento Nacional

Durante a Exposição do Centenário da Independência, a Cervejaria Bohemia é reconhecida como a mais importante fábrica de cerveja do Estado, exportando a bebida para todas as regiões do Brasil e utilizando ingredientes nacionais e importados da melhor qualidade no seu processo.

Com tamanho reconhecimento, a Bohemia passa a ser a cerveja de maior consumo no país, assim como de aprimoramento em qualidade, resultante da dedicação e da tradição de nossos parceiros.

A marca Bohemia alcança o sucesso absoluto no final dos anos 40, quando Otto Herman Leipner é o guardião da fórmula.

Cervejaria Bohemia

1972 – O Aprimoramento das Receitas da Cervejaria Bohemia

Após décadas de cuidado e constante aprimoramento das receitas e da marca, a Cervejaria Bohemia adquire a configuração atual que você conhece.

Com o aumento gradativo da produção, a fábrica de Petrópolis se torna pequena para acompanhar esse crescimento e, em 1998, a cerveja passa a ser fabricada em uma unidade fabril em Jacarepaguá.

Anos depois, a produção aumenta gradativamente. Consequentemente, a distribuição vai ficando maior.

Ingredientes da Cervejaria Bohemia

2002 – O Desenvolvimento do Conceito

É o ano marcado pelo desenvolvimento do conceito de harmonização gastronômica da cerveja   e também o lançamento de rótulos da Cervejaria Bohemia com edições limitadas, começando pela Bohemia Escura, do estilo Schwarzbier, produzida com maltes raros importados de Munique.

Um ano depois, é a vez do lançamento da Bohemia Weiss, a primeira cerveja de trigo fabricada no Brasil.

Cerveja Bohemia Escura Lata e Cerveja Bohemia Weiss

Cerveja Bohemia Escura Lata e Cerveja Bohemia Weiss

2005 – Lançamento da Royal Ale e Confraria

Nasce a Bohemia Royal Ale, uma edição limitada que segue os preceitos de fabricação das cervejas inglesas.

No mesmo ano, outra edição é lançada: a Bohemia Confraria, cerveja do estilo Belgian Dubbel, inspirada em uma receita inventada por monges na Idade Média e aperfeiçoada pela Cervejaria Bohemia.

historia da cervejaria bohemia

historia da cervejaria bohemia

2008 – Lançamento da Bohemia Oaken

A Bohemia Oaken, primeira cerveja do Brasil maturada em barris de carvalho, é lançada em 2008, mesmo ano em que a marca apresenta uma nova identidade visual.

Logo antigo da Cervejaria Bohemia e Logo novo da Cervejaria Bohemia

Logo antigo da Cervejaria Bohemia e Logo novo da Cervejaria Bohemia

2010 – Duas novas Embalagens

Em 2010 e 2011, são lançadas duas novas embalagens pela Cervejaria Bohemia: latinhas de 310 ml e a Gran Bohemia, uma garrafa que comporta 990 ml de cerveja.

2012 – A Reabertura da Cervejaria Bohemia!

Nesse ano acontece um dos marcos mais importantes e históricos da cervejaria bohemia: a reabertura da fábrica na cidade imperial de Petrópolis.

O local é inteiramente revitalizado, dando lugar a um museu temático com direito a restaurante.

Dentro da cervejaria bohemia

Tour na Cervejaria Bohemia

Restaurante da Cervejaria Bohemia

Restaurante da Cervejaria Bohemia

Restaurante da Cervejaria Bohemia

Restaurante da Cervejaria Bohemia

2013 – Medalha de Ouro

Lançada na reabertura da fábrica, a Bohemia Imperial é premiada com a medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja e com a prata na South Beer Cup, em 2013.

cervejaria bohemia produzindo a bohemia imperial

2014 – Novidade na Prateleira

Chega às prateleiras a Bohemia Reserva, uma cerveja do estilo English Barley Wine, tão única que sua garrafa é envolvida por um papel especial e vendida em uma caixa de madeira feita artesanalmente.

É nesse ano também que a Bohemia Weiss fatura a medalha de ouro no World Beer Awards, na divisão das Américas.

duas bohemias reservas em fundo branco

Bohemia Reserva Safra 2012 e Bohemia Reserva Safra 2013

 

2015 – A Coleção de Sucesso

Chegam às lojas a Bohemia Jabutipa, a Bohemia Bela Rosa, a Bohemia Caá-Yari e a Bohemia Oito e Um.

Esse também é um ano de premiações: a Bohemia Reserva 2012 fatura três grandes prêmios, e a Bela Rosa é agraciada com o segundo lugar no concurso Mondial de la Biére e com a medalha de ouro no World Beer Awards, na divisão das Américas.

E inovações: em colaboração com a Wäls Cervejaria, a Bohemia lança a Saison d’Alliance, que leva sálvia, gengibre e hortelã e acaba premiada com a medalha de bronze na etapa Brasil do World Beer Awards 2015.

cervejas da bohemia

Bela Rosa, Jabutipa, Caá Yari e Bohemia Oito e Um

2016 – Premiações, Lançamentos e Novidades

No ano de lançamento da  Aura Lager, 14-Weiss e 838 Pale Ale, elas foram premiadas no concurso do Festival Brasileiro da Cerveja, no International Beer Challenge e na etapa Brasil do World Beer Awards.

 

produtos da cervejaria bohemia

Além das novidades, em 2016, a Bohemia Oito e Um é premiada com a medalha de ouro no South Beer Cup, e a Bohemia Reserva 2012 leva o ouro no Festival Brasileiro da Cerveja.

Para comemorar a 27ª edição da Bauernfest, a festa do colono alemão em Petrópolis, é lançada a cerveja Bohemia Bauernfest.

Ainda celebrando Petrópolis, é lançada a Magna Pils, cerveja inspirada nas hortênsias da cidade, que dão vida às suas ruas desde o século XIX.

 

produtos da cervejaria bohemia

produtos da cervejaria bohemia

 

 

Quer visitar a fábrica da Cervejaria Bohemia?

Conheça a Cervejaria Bohemia, o maior e mais completo centro cervejeiro do mundo! No Tour, você vai conhecer o local onde foi montada a primeira fábrica de cerveja do Brasil. O passeio tem curiosidades e histórias sobre o universo da cerveja contadas de forma interativa. Só clicar no link abaixo:

http://www.bohemia.com.br/agende-o-tour

Share:

Leave a reply