Tipos de Fermentação: Ale, Lager e Lambic – Entenda a diferença

471
0
Share:

Há mais de 120 estilos de cervejas espalhados pelo mundo que estão divididos em 3 famílias: Ale, Lager e Lambic

Para um estilo de cerveja pertencer a uma família ele precisa ter o tipo de fermentação dela.

Mas o que é fermentação da cerveja?

Foto de uma pessoa com dúvida

Fermentação é o processo em que a levedura (fungo microscópico), transforma os açúcares fermentescíveis que vêm do mosto em álcool e gás carbônico.

Nesse processo de fermentação, o tipo de levedura pode subir para a superfície do tanque sobre o líquido, produzindo cervejas da família Ale, ou pode descer e fazer o processo de fermentação no fundo do tanque. Esse processo produz cervejas da família Lager.

As cervejas da Família Lambic são feitas quando a fermentação é espontânea, ou seja, as leveduras que estão no ambiente entram em contato com a cerveja para inciar o processo de fermentação.

 Família Ale:

cerveja-da-familia-ale

As leveduras que sobem para a parte superior do tanque produzem estilos de cerveja da família Ale, são chamadas de leveduras de alta fermentação e fazem o processo em temperaturas de 14º a 25ºC durante 3 a 5 dias.

Características da Família Ale:

As cervejas dessa família costumam ter aromas e sabores mais complexos devido aos ésteres e outros compostos aromáticos que as leveduras da família Ale produzem, dependendo do estilo, podem ter aromas e sabores como banana, ameixa, cravo, etc…

Exemplo de Cerveja da Família Ale:

Um bom exemplo da família Ale é a Wals Dubbel, recentemente premiada no WBC (World Beer Cup). Ela possui Aroma de frutas secas e notas de especiarias provenientes da fermentação com levedura de alta fermentação.

Cerveja Wals Dubbel

Cerveja Wals Dubbel

 

Família Lager:

materia-prima-cerveja

As leveduras que descem para o fundo do tanque, produzindo estilos de cerveja da família Lager, são chamadas de leveduras de baixa fermentação e fermentam em temperaturas mais frias entre 9º a 15ºC. A fase principal do processo dura aproximadamente 6 dias.

Características da Família Lager:

As cervejas dessa família destacam características sensoriais principais como aroma e sabor de malte e lúpulo.

Exemplo de Cerveja da Família Ale:

Um exemplo legal da família Lager é  Lowenbrau Original. Ela é do estilo Munich Helles e tem sabor e aroma de malte, além de ser uma cerveja referência no estilo e indicada pelo BJCP (Beer Judge Certification Program).

Cerveja Lowenbrau Original

Cerveja Lowenbrau Original

 

E a família Lambic?

lambic

Lambic é a família dos estilos das cervejas que passam por fermentação espontânea, onde ela acontece a partir de microorganismos presentes no ambiente.

Essas leveduras (também chamadas de leveduras selvagens) entram em contato com a cerveja quando ela é transferida para tanques abertos conhecidos como “barcos” de resfriamento. (veja abaixo um barco de resfriamento)

Barco de Resfriamento

Barco de Resfriamento

É nessa hora que acontece a inoculação natural das leveduras selvagens! (veja abaixo uma foto da fermentação acontecendo nesses tanques)

fermentacao-lambic

As Lambics fermentam e maturam em barris de madeira, e a única região que possui  leveduras para produzir Lambics é tradicionalmente Bruxelas, na Bélgica (mais precisamente no Vale do Senne).

Barricas de Madeira

Barricas de Madeira

O processo de fermentação é bem intenso nos primeiros 3 a 4 dias e, 3 a 4 semanas depois,  inicia-se a “fermentação lenta” ou maturação, que pode demorar até 3 anos em temperatura ambiente.

Características da Família Lambic:

As Lambics costumam ser ácidas e com baixo amargor. Algumas são suavemente adocicadas ou secas (ou seja, não apresentam aquele gostinho doce no final do gole) e podem apresentar aroma de fruta (quando frutas são adicionadas na receita), além do aroma de couro devido à presença de leveduras selvagens.

Exemplo de Cerveja da Família Lambic:

Um exemplo muito interessante da família Lambic é a Becasse Kriek. A primeira Lambic do Empório! 🙂

Uma cerveja produzida na Bélgica, feita com leveduras selvagens, suavemente ácida e adocicada,  fermentada e maturada em barricas de madeira com suco de cereja, frutas vermelhas, sementes de coentro e casca de laranja. Humm… Vale o gole!

Cerveja Becasse Kriek

Cerveja Becasse Kriek

 

Agora que você já sabe a diferença: um brinde à sua levedura favorita!

Não esqueça de compartilhar com a gente a sua experiência com esses 3 tipos de fermentação 🙂

Cheers!

Share:

Leave a reply